Engrenagem: A Influência da Indústria na Vida e no Corpo do Trabalhador

Os sons dos relógios e os motores das indústrias são elementos que influenciam a vida cotidiana dos trabalhadores. É a partir dessa reflexão que o espetáculo de dança “Engrenagem” se apresenta pela última vez no Teatro Bruno Kiefer, situado no 6º andar da CCMQ (Casa de Cultura Mario Quintana).

A obra explora a relação entre imagens, projeções e o ritmo dos sapateados, investigando a dinâmica das máquinas e a automatização nas atividades diárias. No palco, as performers, que também atuam como sapateadoras, começam a perceber sua condição de meras engrenagens em um sistema maior, gerando um movimento coletivo de resistência contra o ritmo imposto pela produção industrial.

“Para esta temporada final da nossa ‘Engrenagem’, não há espaço mais apropriado do que o Teatro Bruno Kiefer […]. A Casa de Cultura é um ambiente para compartilhar arte, memórias e, principalmente, culturas. É um local social onde experiências, resistências e conscientizações são trocadas”, afirma Lorenzo Pereira, colaborador do espetáculo. “Nesta última apresentação, venham vivenciar uma performance que aborda um dilema com o qual todos se identificam: a união da classe trabalhadora. Não deixe passar a oportunidade de ver a ‘Engrenagem’ funcionando uma última vez”, conclui.

As apresentações estão agendadas para os dias 16 e 17 de outubro (sábado e domingo), às 20h, e no dia 18 (domingo), às 19h. Esta montagem faz parte do Edital Anual de Ocupação dos Teatros da Casa de Cultura e contará com interpretação em Libras por Henrique Rodrigues no dia 17.

O projeto bianual da CCMQ é suportado pela Lei Rouanet e patrocinado pela Petrobras, além de contar com apoio direto do Banrisul; patrocínio do BRDE; suporte das Tintas Renner e iSend; e realização pelo Ministério da Cultura.

Artistas

Com direção e coreografia de Gabriella Castro, o espetáculo conta com as bailarinas Angélica Marques, Clara Verardi, Fernanda Santos, Gabriella Castro, Giovana Caierão, Isabela Borghetti, Karoline Masiero e Sofia Lilith. O design de luz e sonorização fica por conta de Driko Oliveira, enquanto Karin Ruschel é responsável pela produção executiva na realização da Cia. de Dança Karin Ruschel.

Serviço

Espetáculo “Engrenagem”
Quando: 16 e 17 de outubro às 20h; 18 de outubro às 19h
Onde: Teatro Bruno Kiefer, no 6º andar da CCMQ (Rua dos Andradas, 736, Centro Histórico de Porto Alegre)
Ingressos disponíveis pelo Sympla

A matéria sobre o espetáculo “Engrenagem” destaca como a sociedade industrial influencia as rotinas e os corpos dos trabalhadores.