Como tirar o título de eleitor?

Todos os brasileiros com 18 anos completados até o mês das eleições são obrigados a tirar o título de eleitor. Para solicitar o título de eleitor, o cidadão deve comparecer a um Cartório Eleitoral com os seguintes documentos:

  • Carteira de identidade, ou carteira de trabalho, ou certidão de nascimento, ou de casamento;
  • Comprovante recente de residência original;
  • Certificado de quitação com o serviço militar para os maiores de 18 anos do sexo masculino.

Não é possível tirar o título eleitoral a tempo das eleições de 2020. O prazo terminou em maio; o período para emissão do documento e para a regularização será reaberto em de 9 de dezembro.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), “a medida tem a finalidade de facilitar a preparação do pleito, possibilitando a distribuição das seções eleitorais e a elaboração da lista de eleitores, entre outras funções.”

O primeiro turno das eleições 2020 acontecerá no próximo dia 15 de novembro, com votações para prefeitos e vereadores – no Mato Grosso, os eleitores também deverão escolher o candidato que vai ocupar a vaga no Senado. O segundo turno, para onde for necessário, ocorrerá em 29 de novembro.

Como justificar ausência nas votações?

Os eleitores que estiverem fora de seus domicílios eleitorais no dia de votação precisam justificar a ausência para a Justiça Eleitoral.

Neste ano, por conta da pandemia, a justificativa deve ser feita pelo aplicativo e-Título até 14 de janeiro, para ausência no 1º turno, e 28 de janeiro, no 2º turno. Veja mais detalhes aqui.

Vídeos: funciona assim

By João Castelano

Confira