Como calcular o quociente eleitoral para vereador em 2020?

Os vereadores eleitos neste ano vão representar os cidadãos em 5,5 mil municípios nos próximos quatro anos. No 3º episódio da série Funciona Assim de 2020, a repórter Gabriela Gonçalves explica como os vereadores são eleitos, o que é quociente eleitoral, quociente partidário e o que são os candidatos “puxadores de votos”, bem como algumas mudanças na lei eleitoral que impactam nas eleições deste ano.

O quociente eleitoral, por exemplo, é o número de votos que cada partido precisa ter para conseguir uma vaga na Câmara. Em um município hipotético com 10 vagas na Câmara e 100 mil votos válidos (os votos sem os brancos e os nulos), os partidos precisam ter pelo menos 10 mil votos para ter direito a uma cadeira no Legislativo municipal.

Na nova temporada do Funciona Assim, o G1 explica o que fazem prefeitos e vereadores, como funcionam as Câmaras Municipais e outras questões envolvendo o pleito deste ano.

Assista ao vídeo abaixo: Mudanças na lei eleitoral e como são eleitos os vereadores

Funciona Assim: Mudanças na lei eleitoral e como são eleitos os vereadores

Funciona Assim: Mudanças na lei eleitoral e como são eleitos os vereadores

Além do vídeo, é possível acompanhar todos os episódios da série no formato podcast, no G1 ou nas plataformas de distribuição de podcast. Ouça o terceiro episódio abaixo:

PLAYLIST: FUNCIONA ASSIM

11 vídeos

Funciona Assim: o que os eleitores podem fazer na campanha eleitoral

Funciona Assim: o que os candidatos podem fazer durante a campanhaFunciona Assim: como é feita a apuração dos votos

By João Castelano

Confira