A Receita Federal realiza, nesta sexta-feira (31), o pagamento do terceiro lote de restituições do Imposto de Renda 2026, beneficiando quase 3 milhões de contribuintes. No total, serão liberados R$ 4,61 bilhões para 2.743.200 pessoas que declararam seus impostos.
A consulta a este lote está disponível desde o dia 24 no site da Receita Federal. Para realizar a consulta, o contribuinte deve acessar a seção “Meu Imposto de Renda” e clicar em “Consultar a Restituição”. Também é viável verificar as informações por meio do aplicativo da Receita Federal, disponível para dispositivos móveis.
As restituições estão organizadas da seguinte maneira:
- 1.396.474 contribuintes não prioritários;
- 839.464 contribuintes que optaram pela declaração pré-preenchida ou escolheram receber a restituição via Pix;
- 309.441 contribuintes que utilizaram a declaração pré-preenchida e também optaram pelo recebimento via Pix;
- 197.821 contribuintes com prioridade legal.
As prioridades legais abrangem: pessoas com mais de 80 anos, idosos entre 60 e 79 anos, indivíduos com deficiência física ou mental, assim como aqueles que possuem doenças graves e contribuintes cuja principal fonte de renda é o magistério.
No caso dos contribuintes sem prioridade, este representa o primeiro pagamento de restituição para aqueles que declararam em 2026, uma vez que os dois primeiros lotes contemplaram apenas aqueles com prioridade legal ou outra definida por legislação específica.
A Receita informou que os lotes de maio e junho corresponderam a aproximadamente 80% das restituições previstas para este ano, tanto em termos de valores quanto no número total de contribuintes atendidos. A celeridade no processamento das declarações e os avanços nas ferramentas de modernização e automação facilitaram a centralização dos pagamentos nesses dois primeiros lotes.
Encerramento
Neste ano, houve uma redução no número de lotes regulares de restituições, passando de cinco para quatro, com pagamentos programados para o final de maio, junho, julho e agosto.
A Receita esclareceu que o lote referente ao mês de julho encerrará as restituições relacionadas ao Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2026. O lote de agosto será destinado apenas às restituições retidas em malha fiscal ou que apresentem inconsistências nas informações bancárias fornecidas para recebimento, como nos casos envolvendo chaves Pix.
Estima-se que cerca de 165 mil restituições não foram creditadas devido ao fato do contribuinte ter informado seu CPF como chave Pix mas não possuir uma conta bancária vinculada a essa chave.
Para resolver essa situação, os contribuintes têm três opções:
- cadastrar uma chave Pix CPF em uma instituição financeira;
- alterar a conta para crédito da restituição através do serviço Meu Imposto de Renda;
- retificar a declaração informando uma conta bancária sob sua titularidade.
Pagamento
A devolução será creditada na conta ou na chave Pix do tipo CPF indicada na declaração do Imposto de Renda. Aqueles que não estiverem na lista devem acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) para solicitar um extrato da declaração. Se encontrarem alguma pendência, poderão enviar uma declaração retificadora e aguardar os próximos lotes.
Caso a restituição não seja depositada na conta indicada por motivos como desativação da conta, os valores permanecerão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
Nesse cenário, o contribuinte pode agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome através do Portal BB, ou entrar em contato com a Central de Relacionamento do banco pelos números 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (número especial exclusivo para deficientes auditivos).
Caso o valor da restituição não seja resgatado após um ano, o contribuinte deverá solicitar o montante no Portal e-CAC. Ao acessar o site, deve ir ao menu “Declarações e Demonstrativos”, clicar em “Meu Imposto de Renda” e depois selecionar “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
O post Receita paga nesta sexta-feira terceiro lote de restituição do IR 2026 apareceu primeiro em Agora RS.
