Mais 103 diplomatas russos foram expulsos de cinco países europeus. Itália, Espanha, Suécia, Eslovênia e Dinamarca confirmaram as sanções diplomáticas nesta terça-feira (5/4).
As retaliações ocorrem após o mundo ficar assombrado com gravações divulgadas nesse domingo (3/4), onde é possível ver cenas fortes da tragédia na cidade de Bucha, próxima a Kiev.
A Itália dispensou 30 diplomatas. A Eslovênia, 33. A Espanha baniu 25 integrantes da diplomacia russa e a Dinamarca, 15. Os suíços expulsaram três diplomatas.
Na segunda-feira (4/4), o governo francês expulsou 35 diplomatas russos do país. Alemanha já havia anunciado que determinou a expulsão de 40 diplomatas russos residentes no país.
A Lituânia seguiu os dois países e também expulsou o embaixador russo. O governo lituano ainda chamou o embaixador em Moscou de volta.
Em gravações divulgadas nesse domingo, é possível ver cenas fortes da tragédia na cidade. As imagens mostram ao menos 20 cadáveres no chão e em valas comuns.
O episódio foi fortemente repudiado pelo presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, que classificou o ataque como “genocídio” e acusou a Rússia de crimes de guerra. O governo de Vladimir Putin nega.